6 dicas para você mandar bem na entrevista de emprego!

quinta-feira, abril 23, 2015



Fala gatinhas, tudo bom com vocês? Espero que sim. Bom eu estou mega bem e muito empolgada, hoje assisti uma palestra muito legal que minha professora de matemática fez pro pessoal do terceiro ano sobre motivação e incentivo para o nosso futuro em questão de faculdade, emprego, etc. Em uma parte da palestra o assunto foi entrevista de emprego e eu me senti muito cativada pelo assunto e vi que as dicas são tão básicas que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos, achei muito interessante e resolvi mostrar para vocês, na verdade mesmo, eu venho planejando um "quadro" aqui pro blog com o tema de organização pessoal a um bom tempo, mas não sabia como começar, e como tudo na vida tem um propósito essa palestra caiu como uma luva para dar inicio a esse tipo tão diferenciado e interessante de post. Vamos lá?



Dica 1: Vista-se conforme a empresa da qual você vai fazer a entrevista.
Bom pessoal a maioria de vocês deve estar pensando que isso é obvio, mas as vezes não é sabia?! Não sei vocês, mas eu tinha uma visão de entrevista de emprego muito rígida, achava que deveria ir sempre com um blazer e uma calça social e não é sempre assim, vou dar um exemplo. Vamos supor que você vai fazer uma entrevista para ser recepcionista de uma academia, não é porque você vai fazer uma entrevista que você vai sempre extremamente social, se você aparecer lá toda "engravatada" no mínimo eles vão pensar que você não tem nada haver com o perfil do lugar e provavelmente não vão te chamar para o emprego. Porém, isso não é sinal de que você pode ir de mini short para uma entrevista só por ser um lugar mais despojado viu? Bom senso é primordial nessas horas.

Dica 2: Desligue o celular, sempre.

Parece mais óbvio do que a dica anterior eu sei, mas o que acontece é que muitas vezes as pessoas simplesmente não desligam o celular. Não existe coisa mais chata do que ser interrompido por um telefonema, ainda mais em uma situação tão importante quanto essa, e não, não adianta colocar no vibra, porque nessa geração mega interligada não há quem consiga segurar a curiosidade de olhar quem ligou quando sentir a vibração do celular no bolso. Vai por mim, DESLIGUE.



Dica 3: Colete informações sobre a empresa.

Quando te perguntarem o porque você quer aquele emprego NUNCA responda que é por algum motivo pessoal, por exemplo: Porque necessito ajudar em casa, para adquirir experiencia, para ter um bom retorno financeiro... Não, pelo amor de Deus nunca responda isso, esses interesses pessoais são importantes sim, mas é lógico que o entrevistador sabe disso, aliás ninguém quer trabalhar a troco de nada não é mesmo? O que ele quer mesmo saber, é se você está por dentro dos assuntos da empresa, da história dela, dos números e tudo mais que o lugar tem a oferecer. Procure tudo e mais um pouco que puder para ir bem preparado. Quer surpreender o entrevistador? Então quando ele te fizer essa pergunta, responda: "Eu quero muito trabalhar em uma empresa que vem crescendo cerca de 13,4% ao ano e oferecendo cada vez mais possibilidades..." Entenderam? Se você mostrar que sabe tudo sobre a empresa eles vão ver o quão dedicado você é, e isso é um baita ponto positivo.



Dica 4: Nunca fale mal de nenhum outro emprego que você teve.

Começo te perguntando: Se você fosse o entrevistador de uma empresa e o entrevistado falasse mal dos seus antigos serviços para você, você iria sentir confiança nele? Acho que você respondeu não né. Se você falar mal de algum antigo emprego, o entrevistador pode pensar que já que você fala mal dos outros lugares, poderá falar mal da empresa dele também, e isso não passa nem um pingo de credibilidade. Se te perguntarem o porque saiu do antigo serviço, diga apenas que houveram alguns motivos compreensíveis para que isso tenha acontecido.


Dica 5: Mande um e-mail no dia seguinte.

Não é exagero, e sim interesse. Em meio a tantas entrevistas que a pessoa realizou no dia vai ser um pouco difícil ela lembrar exatamente de você e de todas as ótimas respostas que você deu. Então no dia seguinte envie um e-mail para a empresa dizendo apenas: "Boa tarde empresa tal, venho agradecer pela oportunidade. Atenciosamente, Fulano." Sério, uma simples e minuscula mensagem dessa vai te destacar perante os outros, pois quase ninguém se lembra de fazer isso.

Dica 6: Não seja muito enrolado.

Geralmente o entrevistador pede para que você se defina e conte um pouco sobre você, essa é uma dica principalmente para essa resposta, mas serve para todas. Não conte desde o seu nascimento até o dia de hoje (exagerei rs). Resumindo, seja rápido e claro, explique bem, sem muita enrolação, um tempo médio para que as respostas não fiquem massantes é de 1 minuto, tente não demorar mais que isso.


Bom meus amores, é isso, eu espero muito que vocês tenham gostado desse estilo de post, pois eu amo escrever sobre fatos que podem acrescentar algo bom em nossas vidas. Comentem aqui se vocês gostaram, pontos positivos e negativos, pode soltar o verbo, e não se esqueçam de também deixar sugestões para mais posts desse tipo. Um super beijo, fiquem com Deus e até a próxima aqui no GM ♥




Posts Relacionados

2 comentários